quinta-feira, 24 de maio de 2018

Consciência a serviço da liberdade!

Ter consciência é estar com a janela da sua alma acordada para o mundo. Consciência é uma qualidade psíquica, como parte da psique humana. Podemos dizer ser, também, um atributo da mente, do espírito ou do pensamento humano. É o estado de estar ciente. 
Uma ação consciente resulta de uma escolha raciocinada para a qual, o nosso espírito, está presente.
A consciência humana encontra-se em constante evolução e, para o homem, essa jornada é árdua, sem caminho pré-determinado.
Na trilha evolutiva, todos nós nos deparamos com obstáculos dos mais variados, como mar revolto, grandes tempestades, com céu turbulento e florestas tão densas, que se torna impossível achar uma direção a seguir. Em cada uma dessas paisagens, nos deparamos com seres que tentam nos desviar da rota, fazendo de tudo para que não encontremos a terra prometida. É como se, de alguma forma, nos tirassem do caminho que nos leva à evolução da nossa consciência humana, nos distraindo com tantas tormentas. Esses percalços não se apresentam com clareza, muitas vezes estão camuflados, mas podemos sentir muito bem as consequências de sua atuação. Algumas de suas consequências se apresentam por disputas, luta pelo poder, ganância, traição, ira, egoísmo, chantagem, competição desleal, inveja, mentira, etc.

Ao mesmo tempo, durante a nossa travessia, também temos momentos de plenitude, satisfação e alegria, como por exemplo, depois da escalada, chegar ao topo de uma montanha imponente, de altitude superior a uma colina, de imensa inclinação e sobreposição de relevos e encontrarmos outras pessoas que, assim como nós, se esforçaram para chegar lá. Nesse momento, olhamos todos para trás e tomamos consciência do quanto caminhamos e nos transformamos. Certamente, estamos diferentes e mais conscientes do nosso potencial e poder pessoal.

A jornada da consciência requer desviarmos de barulhos internos, como nossos medos, inseguranças, incertezas e de outras verdades construídas pelo nosso Ego. Dessa forma, deixamos pelo caminho, tudo aquilo que é “excesso de bagagem”, que nos impede de trilhar rumo ao sucesso, como por exemplo, o topo daquela montanha que acabamos de visitar.

Estar consciente é ser livre! É estar atento às armadilhas que a vida nos apresenta e desviar-se delas. É fazer escolhas com propriedade e segurança. Com a nossa consciência, conquistamos o conceito de liberdade como um bem que não nos deve ser tirado mais. Por sua vez, a liberdade somente será alcançada quando conseguirmos controlar nossas cobiças, vaidades, paixões, e decidirmos a partir do nosso eu, e não mais do nosso Ego. No entanto, para que isso aconteça, precisamos lidar com o egoísmo exacerbado e o isolamento social que nos invadem.

Um bom exercício para o ampliar da consciência é refletirmos acerca de questões sobre o nosso papel no mundo e o impacto de nossas escolhas e ações no outro.
Dentro da abordagem antroposófica, por exemplo, o trabalho biográfico, quando ocorre em grupo, os participantes vivenciam a biografia dos outros e se deixam inspirar, a fim de se conscientizarem de sua própria história. Cada participante doa a própria história ao grupo, e o resultado é uma profunda admiração mútua. Esse é o verdadeiro despertar da consciência, momento em que todos crescem. Nos trabalhos biográficos em grupo, existe uma grande oportunidade de aprimorar a consciência para muitas pessoas, pois encontramos o interesse genuíno e o profundo respeito pela individualidade do outro.

Quando ampliamos a nossa consciência, nos deparamos com a nossa verdade e o que realmente importa. Não caímos mais na armadilha da sedução de correr, desde que acordamos até ao final do dia, com o intuito de ganhar dinheiro para poder comprar coisas de que não necessitamos. Os nossos valores vão se transformando e, à medida que se transformam, o nosso eu renasce mais consciente e com novas energias, mais livre e presente.

Outro exercício que pode contribuir para o despertar da nossa consciência, é a retrospectiva diária, o qual propõe que você, ao final do dia, antes de se deitar, visualize em formato de cenas desde o momento em que está, provavelmente sentado na sua cama, preparando-se para dormir, até o seu despertar. Isso mesmo, de trás para frente! Uma retrospectiva, visualizando cada cena do seu dia que está finalizando. Ao término, você pode registrar em um diário o que foi essencial e o que foi acessório, ou seja, tudo que poderia ter sido evitado ou feito diferente. Esse exercício, também, é um bom fortalecedor para a memória.

Estar consciente nos leva a uma postura diferente na vida. Esteja atento e conquiste a sua liberdade, a cada momento.


Daniela Curioni 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema de Reflexão do Mês

Escolhemos um tema como base de reflexão que será iluminado por profissionais de diversas áreas segundo seu olhar e suas vivências. Colaborações e comentários são bem vindos!

Iniciativas Antroposóficas na ZN

Escola Waldorf Franscisco de Assis (11) 22310152 (11) 22317276 www.facebook.com/EscolaWaldorfFransciscoDeAssis

Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta (PMPSSV)

Casa da Antroposofia ZN Rua Guajurus, 222 Jardim São Paulo (11) 35699600