Não poderia começar a falar de rítmo, sem antes olhar tudo que está a nossa volta e nos perguntar, onde está o rítmo ?
O ritmo está presente em nossas vidas mesmo não nos dando conta. Tudo que nasce, cresce, se desenvolve e todos os processos vitais são rítmos.
As plantas, por exemplo, cada qual faz a sua folha, sua flor, cor, sempre do mesmo jeito, com o mesmo formato, o que pode variar é seu tamanho, mas a rosa sempre será uma rosa.
O rio corre sempre na mesma direção, às vezes mais lento, às vezes mais rápido, ele muda sua intensidade de acordo com as influências que sofre, mas possui rítmo.
O mar com suas ondas, maiores ou menores. O fogo que queima, aquece, dependendo de sua intensidade e sua forma, também nos mostra o ritmo.
Temos o dia e a noite, os sete dias da semana, os setênios, os 12 meses do ano. O tempo tem seu ritmo e está presente na vida de todos nós diariamente.
E para os seres humanos como o rítmo acontece?
No tórax temos o sistema rítmico, coração e pulmão que nos dá a vida.
No abdome , pernas e braços, ou seja, o sistema metabólico motor fazem nossa vida ter movimento.

Quando o bebê nasce passa por algumas adaptações, até entrar no ritmo pelo qual seus pais o conduziram. Com isto se formaram alguns rítmos, como as das mamadas, do banho, da troca de fraldas, estes cuidados que parecem simples lhe dão confiança e segurança.
Conforme a criança cresce, suas necessidades vão mudando, ela se torna autônoma, adquire movimentos de pernas e braços, aprende a se virar , ficar de bruços e erguer a cabeça. São treinos para aprender a rolar, sentar e engatinhar.
São movimentos importantes que precisam ser conquistados para que no futuro não tragam sérios atrasos no desenvolvimento físico e intelectual da criança.
Os hábitos fazem parte de um rítmo, que se criado desde cedo, conduzem a criança a uma saudável conquista. Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, comer sozinho, são hábitos que auxiliam em seu desenvolvimento.
O ritmo diário dos hábitos fazem com que a criança se torne independente e é através do exemplo do adulto que ela vai vivenciar e aprender e dar sentido a tudo isso. Por tanto, é importante que os pais façam com as crianças as tarefas do dia a dia, assim terão a oportunidade de aprenderem naturalmente.
Sonia
Nenhum comentário:
Postar um comentário