quinta-feira, 15 de março de 2018

O desafio de superar o Ninho Vazio


Imagem relacionada
Ninho Vazio corresponde ao período em que os filhos deixam a casa dos pais para se lançar a novos projetos ( seja estudar em outras cidades ou país , casar ou  morar com amigos e companheiros ).
Já a Síndrome do Ninho Vazio é o termo comumente utilizado para se referir ao sofrimento emocional dos pais ( principalmente a mãe ) associado a esse período da vida. Tem como característica os sentimentos de vazio, solidão, irritação, desenvolvimento de doenças, tristeza demasiada podendo evoluir para uma depressão leve ou profunda.
Há que se preparar para esse momento e refletir no que se fará após a saída dos filhos, planejar a vida para o depois desse acontecimento, afim de não ser uma passagem brusca que pode assustar e desestabilizar a saúde física e emocional dos pais.

" De uma forma geral há uma intenção de se preparar. Mas, como? 
Quando se tem uma rotina de muitas obrigações em casa que não lhe dá tempo para experimentar algo diferente? 
Acredito que como a morte de um ente querido, por mais que saibamos que está eminente, só sentirá o que realmente é , quando acontecer "
( Mãe de 3 belos pássaros que com suas lindas plumagens já alçaram vôo )

Existem pesquisas e teses que afirmam que há um aumento significativo no consumo de álcool e na inserção em jogos de forma patológica nesse período.
A intensidade da Síndrome do Ninho Vazio  e suas implicações para mãe ou cuidador primário, está intimamente ligado a quanto de outras esferas da sua vida também estavam sendo cuidadas ( profissional, social, afetiva, além da familiar ) 

" Percebi que meus filhos estavam abrindo as asas, porém muitas vezes não queria ver " 

" Saíram quase juntos de casa... diferença de 1 ano... procurava conversar com eles todos os dias...tentando manter um "certo" controle do que acontecia com eles...

" Entrava nos quartos e via tudo arrumadinho... no começo chorava diariamente de saudade e preocupação... "

" E hoje em dia, às vezes vem uma saudade grande, uma vontade de abraça-los, ficar bem quietinha do lado deles..."

Frequentemente  essa  mudança na configuração da família  culmina o que na visão antroposófica denomina-se   8º setênio (dos 49 anos aos 56 ), onde somos chamados a 
aprender cada vez mais a escutar a nossa voz interior e as questões do mundo que chegam até nós; escutar o que o mundo nos pede e a partir daí, realizar nossas metas.
É a fase do pai e da mãe universal.
Os valores pessoais deveriam agora dar lugar a valores mais humanitários, não apenas preocupar-se com questões individuais.
Dependendo do empenho em autodesenvolvimento, poderá dispor da sua sabedoria para o mundo, ou continuar apegado às próprias necessidades ou às de seu grupo familiar, desconhecendo a maravilha que é colocar seu conhecimento a serviço do mundo. 
Então, chega o momento que passa a buscar por um significado maior para sustentar as ações da vida cotidiana. 
E ao aquietar o coração é possível reconhecer que agora os mais poderosos recursos somente serão encontrados no interior do seu próprio ser.

" Hoje minha vida é mais pacata, tento recolher as pérolas que ficaram pelo caminho ( durante o período que me dediquei a maternidade) , pois estudei pintura , mas nunca pintei, comprei livros que nunca li... , aprendi a cantar , porém raramente alguém ouve a minha voz... "

" Tento lembrar que eles estão se descobrindo ( em pleno Verão da vida ) e percebo que oscilo entre deixá-los viver o que eles escolheram e uma "certa" raiva  por não ter a atenção que gostaria ... opto por me acalmar e dar amor sem esperar nada em troca ...  é um desafio ..."

Mesmo assim, compreendendo que é um processo natural e necessário esse desapego,  se a  tristeza continuar permanente e intensa ,  pode ser o momento de procurar ajuda profissional .
O Trabalho Biográfico é uma alternativa pois  lhe permitirá compreender o passado ( revisitando o quanto você doou a seus filhos e o quanto eles também lhe presentearam ) para integrá-lo ao presente ( qual o ritmo você quer estabelecer com liberdade neste momento da sua vida?) , norteando o futuro ( quais são suas novas metas? ), e  compreendendo os fios da vida que o conduziram até o presente momento  você poderá transformar toda a sua sabedoria em  ação concreta no mundo.
Começando é claro pelo Maior Menor passo. 

Rosemeire Camargo Sesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema de Reflexão do Mês

Escolhemos um tema como base de reflexão que será iluminado por profissionais de diversas áreas segundo seu olhar e suas vivências. Colaborações e comentários são bem vindos!

Iniciativas Antroposóficas na ZN

Escola Waldorf Franscisco de Assis (11) 22310152 (11) 22317276 www.facebook.com/EscolaWaldorfFransciscoDeAssis

Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta (PMPSSV)

Casa da Antroposofia ZN Rua Guajurus, 222 Jardim São Paulo (11) 35699600