Propósito, uma palavra pequena que encerra um universo. As questões que surgem são: tudo que acontece tem um propósito? Nossa existência tem um propósito? Cada um de nós tem um propósito individual? E a humanidade? E a Terra, nosso cosmo, qual o propósito de tudo isso? temos a impressão de que esses são grandes enigmas à espera de serem decifrados... Mas afinal, somos capazes de responder essas questões ? Por onde começar? Qual o propósito da Antroposofia nisso tudo?Um dos propósitos da Antroposofia é apresentar uma nova possibilidade de chegarmos a respostas mais satisfatórias e completas para esses enigmas, onde o ser humano é o maior enigma, mas também sua solução. Ela pode ouvir as vozes dos corações humanos, ouvir os anseios mais profundos da humanidade, porque no fundo o que ela nos fala é de nós mesmos, é do que existe no fundo da nossa alma, do nosso coração e que esquecemos, não temos mais a sabedoria de nós mesmos... ela nos faz lembrar de quem somos, do que somos, porque estamos aqui, como tudo começou.Nosso propósito e a Antroposofia
Descobrir o propósito passa a ser uma questão de lembrar-se de algo que já soubemos um dia.
A Antroposofia nos conta da existência de um mundo invisível, oculto aos sentidos, chamado de mundo superior ou suprassensível, que pode ser percebido, descrito, investigado e comprovado pelo ser humano que possua certas capacidades, que possua sentidos espirituais desenvolvidos ou graus de consciência mais elevados, e que é nesse mundo que reside a verdadeira essência de tudo que se manifesta aos sentidos sensoriais e é da pesquisa dele que podemos ter uma compreensão mais verdadeira de nós mesmos, dos fenômenos da natureza, dos acontecimentos, da história e do Universo. Ela é um caminho seguro de cognição desse mundo suprassensivel que é onde reside a essência de tudo o que se manifesta fisicamente como também a nossa essência espiritual, que é permanente e imortal. A Antroposofia é como um remédio para nossa ignorância, um alimento para nossa fome de nós mesmos, ela caminha conosco nessa trilha e é conhecendo a nós mesmos, tendo a Sophia (sabedoria) de nós mesmos, que podemos ter novos olhos para enxergar com clareza luminosa os verdadeiros propósitos de nós mesmos, dos outros, dos fatos e acontecimentos do mundo, nessa grande teia que nos une a todos.“Conhece-te a ti mesmo” é um propósito de toda a humanidade. Segundo a Antroposofia, estamos em um estágio nessa evolução que tem o propósito de desenvolvermos a autoconsciência, que significa reconhecer-se como um ser espiritual, lembrar-se de quem realmente somos.
" O conhecimento espiritual, por sua própria natureza, se transforma em amor"
Rudolf Steiner , Ciência Oculta
Encontrar e reconhecer o Cristo é o coração desse grande caminho que nos tornará uma nova hierarquia no Cosmo.
A Antroposofia é essa grande guia e companheira que nos prepara para realizarmos nosso propósito maior que é o de nos tornarmos a Décima Hierarquia, seres da Liberdade e do Amor.
Cristina Campedelli Melchert
Nenhum comentário:
Postar um comentário