Em busca de sentido
Todo ser humano busca respostas em torno do sentido da vida. Em maior ou menor intensidade, você já deve ter se questionado quanto às suas motivações. Qual a minha missão? O que me inspira? Quais são as minhas fortalezas? Que legado pretendo deixar? Enfim, o que nutre a minha alma?
A pergunta chave é: “o que faz você acordar todos os dias bem cedo, com vontade de viver”? Caso você saiba a resposta, é bem provável que esteja fazendo algo conectado ao seu propósito de vida.
Ter um propósito é poder chegar ao final do dia, depois de muito ter feito, sem sentir-se “drenado” ou exaurido. Você poderá estar cansado, porém, com uma satisfação plena de ter contribuído para a realização de um feito, dedicando o seu melhor. Ter um propósito é sentir-se livre para expressar o dom da sua alma, agindo em total sintonia com a sua herança existencial. É sentir-se presente no exercício de seja lá o que for.
E como descobrir o nosso propósito?
A própria vida é o campo que nos permite exercitar a sua descoberta. A proposta é aprender a vivê-la e olhá-la com gratidão, estando atento a todos os presentes que ela irá nos oferecer, sejam eles, desafios, tropeços, obstáculos, encontros, desencontros, crises ou oportunidades. Todos os ingredientes ofertados estarão a serviço de torná-lo consciente do seu propósito. Ou seja, quanto mais atentos estivermos aos eventos da nossa história, mais afinada será a nossa escuta para aquilo que é essencial. O nosso coração poderá ser o diapasão no ajuste dessa voz interna, que nos revela a “sintonia fina” do caminho a ser seguido. Se aquietarmos, a nossa intuição nos levará para a trilha dessa descoberta.
Experiências profundas em nossa biografia nos fazem parar e repensar nossos caminhos, ideais e escolhas. E, muitas vezes, são nas quedas bruscas que paramos para ouvir com atenção o que o nosso coração nos fala.
Todos nós queremos dar significado à nossa vida e viver melhor, com a sensação de plenitude. Quem tem um propósito é mais feliz e saudável.
A busca pelo propósito o conduz a serviço do que nutre a sua alma, presenteando-o com um sentimento de adequação e coerência ao meio.
De forma amorosa, cultive esse caminho. Dê significado à sua vida e seja muito, muito feliz!
Daniela Curioni
adorei o blog e a iniciativa Dani..obrigado por compartilhar. É muito inportante termos essa conscientização e reflexão de como estamos levando e como queremos levar a nossa vida...com propósito, com amor.
ResponderExcluir