quinta-feira, 19 de abril de 2018



A busca do Equilíbrio como Caminho e Auto superação

Discursar sobre o tema "equilíbrio" é particularmente difícil para mim. Sou uma pessoa naturalmente exagerada e intensa. Mas estou fazendo um caminho. Esse tema com certeza vem de encontro ao meu aprendizado nesta vida.
Assim sendo, para escrever, vou fazer uma  breve definição formal do tema e continuar apresentando um pouco do que percebo a partir do meu estudo e  auto observação. Compartilho com vocês minha impressão até aqui.


No sentido figurado, equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, domínio de si mesmo.
Ter equilíbrio emocional é ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, para lidar com adversidades, procurando resolvê-las da melhor maneira possível, buscando meios para solucionar todo e qualquer tipo de problema, de forma pacífica. O equilíbrio emocional é extremamente importante para que sejam tomadas decisões acertadas, tanto na vida pessoal e familiar quanto na  profissional.
A vida do dia a dia apresenta constantemente situações novas, algumas prazeirosas e muito fáceis de lidar e por outro lado, outras, adversas e desagradáveis. Sinto o quanto estou vulnerável àquilo que vem de fora e o tanto que a influência externa determina meu equilíbrio, meu humor e meus pensamentos. 
Observo agora fora, o ritmo da mãe natureza, e percebo a existência de uma harmonia entre todas as coisas e seres vivos, independente do que aconteça. 
Por outro lado, tudo é impermanente, tudo muda o tempo todo. A vida morre e uma nova vida nasce, o verão termina para o outono chegar e a lua minguante anuncia a lua nova. Diante da lei da impermanencia existe a medida certa de tudo.


Também tenho meus ciclos internos: por um lado meu inconsciente e minhas sombras, em constante mudança, que se contrapõe à luz e à consciência efetiva, como oportunidades, para que eu me desafie e possa me superar. Quando, por um momento, compreendo e aprendo o significado das dificuldades da vida, o equilíbrio retoma seu lugar, até o próximo desafio. Tudo acontece no aqui e agora através de movimentos de contração e expansão do eu.


Harmonizar os conteúdos e necessidades internas, com os desafios externos e as leis da natureza exige esforço e resiliência. Muitas, mas muitas vezes mesmo vou de um extremo a outro até conseguir chegar no "caminho do meio" tão desejado nas mais diversas filosofias, sejam essas sagradas ou profanas.
Sinto que vivo num constante paradoxo interno, como num caos, em cujas resistências mora a semente da simetria, da equiparação, da eufonia, da euritimia e da elegância do equilíbrio.

“Para consertar uma vara torta não basta trazê-la para a posição correta. É necessário vergá-la para o lado oposto”, uma analogia criada por Lênin ao ser rotulado como extremista e radical por sua atuação durante a revolução da Rússia, em outubro de 1917, e que resultou na criação da União 
Soviética (1917 a 1991). (Fonte: Wikipédia). 


Silencio então. Sinto que no silêncio mora minha expectativa de possuir esse entendimento como fim de resolver a separação e a dualidade de tudo que existe, dentro e fora de mim.
Meu coração cobiça estar bem comigo mesma, estar bem com o outro, voltar ao meu centro.
Ambiciono a comunhão e a conexão com tudo e com todos, e sinto que somos apenas um.
Desejo atingir o equilíbrio da perfeição e a sabedoria do Universo onde todas as possibilidades já existem.


Finalmente aceito minha condição imperfeita. Olho para o céu. Olho para a terra. Olho para o meu entorno e para o meu próximo.
Sinto o desejo de receber e me conecto  com a luz infinita.
Sinto o desejo de dar e me conecto com você que está generosamente doando seu tempo para ler aquilo que eu escrevi.


Aspiro o equilíbrio, vivo em conflito, aceito o novo e o aprendizado de tudo que está por vir...

Anik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tema de Reflexão do Mês

Escolhemos um tema como base de reflexão que será iluminado por profissionais de diversas áreas segundo seu olhar e suas vivências. Colaborações e comentários são bem vindos!

Iniciativas Antroposóficas na ZN

Escola Waldorf Franscisco de Assis (11) 22310152 (11) 22317276 www.facebook.com/EscolaWaldorfFransciscoDeAssis

Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta (PMPSSV)

Casa da Antroposofia ZN Rua Guajurus, 222 Jardim São Paulo (11) 35699600