quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva

Caminhos e possibilidades


Que tal olhar e reconhecer as escolhas feitas no seu trajeto até agora? 
Observar agora a distância, se as pegadas foram leves, profundas, organizadas ou caóticas? Deixar ecoar os diálogos, as ausências, as intenções...lembrar e  sacudir a memória para o significado da sua expressão no mundo. Qual foi a  atitude ou papel predominante nas relações: protagonista, mediador, vítima, sonhador...o que largou pelo caminho, e o que resgatou diante das reviravoltas da vida?

"Sacramentar nossos encontros, nossas vivências e experiências no mundo...ser capaz de tocar a alma do outro e se permitir ser tocado, tudo em plena liberdade". Leonardo Maia

Olhar para o próprio percurso, ainda que pelo retrovisor, nos ajuda a trazer o significado para o aqui e agora, ativa as sensações e emoções, e contribui no despertar da autoeducação, ampliando a consciência  através do (re) encontro consigo, com o Outro e da atuação nos vários âmbitos: social, relacionamentos, família, saúde, essência, lazer.  Esse leve distanciamento, é como  uma brisa acolhedora que atrai o impulso para refazer o círculo completo do autoconhecimento, trazendo à luz o que estava oculto.

Faça a sua própria busca e realinhe as rotas de acordo com a sua Natureza, para isso, sinta-se a vontade para dar o próximo passo. Você é o seu principal valor.

Alessandra Castro de Paula


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva

Entre dois adventos 

A minha proposta será fazer um passeio entre dezembro  de 2017 ao mesmo período de 2016, ou seja , entre dois adventos, visitando alguns eventos antroposóficos , de forma retrospectiva,  de frente para trás,  usando o recurso imagético e o das sensações. 
No ultimo dia 25 de novembro, assisti à palestra: “Biografia como um caminho de auto desenvolvimento”, com o Dr Ronaldo Perlatto, no Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), iniciativa e apoio do Grupo de Antroposofia da Zona Norte, a sensação que vivenciei foi a de estar sendo conduzida em um vasto mar, profundo, de rara beleza, de águas calmas e cristalinas.

 Em outubro, palestra da Dra Luciana Sancho, “Salutogênese”, no HFASP, meu sentimento foi de alegria e de tomada de consciência e responsabilidade pela casa que abriga o meu espírito.

Nos primeiro dias de outubro vivi uma experiência muito intensa e transformadora, o teatro do 8ºW da Escola Waldorf Francisco de Assis (EWFA), da qual a minha única filha faz parte.

No mês de primavera, a minha querida amiga, Cristina Melchert, apresentou a palestra: ”Afinal, o que é Antroposofia?”, minha sensação foi de uma  Luz intensa, de muito estudo, de amor e de que o caminho se faz caminhando.

Em junho, Elizabeth Cerri, a fundadora da EWFA, ao palestrar sobre “Como transformar conversas difíceis em conversas produtivas” o sentimento que tive foi o de Respeito, por mim e pelo meu próximo.

Em maio, Sandra Stirbulov, trouxe “A arte de educar em família” , a sensação foi a de que todo momento, estamos, ora pintando, ora tecendo, a tela da nossa vida e com interferência e responsabilidade na tela  daqueles que estão com o seu destino entrelaçados ao nosso.

A primeira palestra do ano foi apresentada por uma dupla incrível, de muita sabedoria e sensibilidade, com o tema “ Da Infância à Velhice”, a sensação foi a de um passeio sobre a nossa existência aqui na terra e suas inúmeras possibilidades.

Apesar do texto já extenso, não posso deixar de relatar a lembrança que tenho de dezembro de 2016. Concluí a Formação de três  longos e especiais anos, em Massagem Rítmica, na Clínica Tobias. A sensação/ sentimento que tive foi o de me sentir novamente no caminho certo, nos trilhos, para cumprir a minha missão nesta existência, que é o de contribuir na Arte de Curar, pois sou enfermeira há 37 anos. 

Se eu não puder tirar a dor do outro, que eu possa minimamente trazer alívio, conforto, calor e Amor.


Soraya

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva


Odontologia Antroposófica: Uma visão ampliada do ser humano!

            A Odontologia Antroposófica é uma ampliação da Odontologia convencional e atende o ser humano buscando uma verdadeira arte de curar, com o objetivo de diagnosticar, prevenir, tratar patologias bucais e manter a saúde. Por meio da abordagem interdisciplinar, a odontologia antroposófica considera o ser humano integralmente. 

Baseada em uma visão ampliada, valoriza aspectos como as características individuais e a vida emocional do indivíduo, utilizando procedimentos mais sutis e menos invasivos, assim como recursos baseados em medicações naturais e também em muitas sugestões pedagógicas , as transformações no sentido do bem estar e equilíbrio acabam sendo muito significativas, melhora qualidade de vida e promove saúde integral. Quando procuramos ter uma visão integral do ser humano, as doenças passam a ter diferentes significados e  abrangências.    

Nesse sentido a compreensão do paciente deve ir além das queixas habituais, por ser uma odontologia humanizada o paciente é abordado na sua totalidade , isso através de uma consulta inicial bem detalhada onde questões emocionais, familiares, enfim, todo um biográfico é levado em consideração. Assim sendo, favorece a visão do indivíduo , como um ser pleno e em desenvolvimento. 

Sabe-se que a face, os dentes e todo o aparelho mastigatorio tem relação com o organismo como um todo, não se limita apenas  em eliminar os sintomas locais , como cáries e doenças de gengiva, mas sim aborda as patologias bucais desde suas origens e inter-relações .

Para cada sorriso, um cuidado muito especial!

Adriana 

Tema de Reflexão do Mês

Escolhemos um tema como base de reflexão que será iluminado por profissionais de diversas áreas segundo seu olhar e suas vivências. Colaborações e comentários são bem vindos!

Iniciativas Antroposóficas na ZN

Escola Waldorf Franscisco de Assis (11) 22310152 (11) 22317276 www.facebook.com/EscolaWaldorfFransciscoDeAssis

Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta (PMPSSV)

Casa da Antroposofia ZN Rua Guajurus, 222 Jardim São Paulo (11) 35699600