quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva

Caminhos e possibilidades


Que tal olhar e reconhecer as escolhas feitas no seu trajeto até agora? 
Observar agora a distância, se as pegadas foram leves, profundas, organizadas ou caóticas? Deixar ecoar os diálogos, as ausências, as intenções...lembrar e  sacudir a memória para o significado da sua expressão no mundo. Qual foi a  atitude ou papel predominante nas relações: protagonista, mediador, vítima, sonhador...o que largou pelo caminho, e o que resgatou diante das reviravoltas da vida?

"Sacramentar nossos encontros, nossas vivências e experiências no mundo...ser capaz de tocar a alma do outro e se permitir ser tocado, tudo em plena liberdade". Leonardo Maia

Olhar para o próprio percurso, ainda que pelo retrovisor, nos ajuda a trazer o significado para o aqui e agora, ativa as sensações e emoções, e contribui no despertar da autoeducação, ampliando a consciência  através do (re) encontro consigo, com o Outro e da atuação nos vários âmbitos: social, relacionamentos, família, saúde, essência, lazer.  Esse leve distanciamento, é como  uma brisa acolhedora que atrai o impulso para refazer o círculo completo do autoconhecimento, trazendo à luz o que estava oculto.

Faça a sua própria busca e realinhe as rotas de acordo com a sua Natureza, para isso, sinta-se a vontade para dar o próximo passo. Você é o seu principal valor.

Alessandra Castro de Paula


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva

Entre dois adventos 

A minha proposta será fazer um passeio entre dezembro  de 2017 ao mesmo período de 2016, ou seja , entre dois adventos, visitando alguns eventos antroposóficos , de forma retrospectiva,  de frente para trás,  usando o recurso imagético e o das sensações. 
No ultimo dia 25 de novembro, assisti à palestra: “Biografia como um caminho de auto desenvolvimento”, com o Dr Ronaldo Perlatto, no Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), iniciativa e apoio do Grupo de Antroposofia da Zona Norte, a sensação que vivenciei foi a de estar sendo conduzida em um vasto mar, profundo, de rara beleza, de águas calmas e cristalinas.

 Em outubro, palestra da Dra Luciana Sancho, “Salutogênese”, no HFASP, meu sentimento foi de alegria e de tomada de consciência e responsabilidade pela casa que abriga o meu espírito.

Nos primeiro dias de outubro vivi uma experiência muito intensa e transformadora, o teatro do 8ºW da Escola Waldorf Francisco de Assis (EWFA), da qual a minha única filha faz parte.

No mês de primavera, a minha querida amiga, Cristina Melchert, apresentou a palestra: ”Afinal, o que é Antroposofia?”, minha sensação foi de uma  Luz intensa, de muito estudo, de amor e de que o caminho se faz caminhando.

Em junho, Elizabeth Cerri, a fundadora da EWFA, ao palestrar sobre “Como transformar conversas difíceis em conversas produtivas” o sentimento que tive foi o de Respeito, por mim e pelo meu próximo.

Em maio, Sandra Stirbulov, trouxe “A arte de educar em família” , a sensação foi a de que todo momento, estamos, ora pintando, ora tecendo, a tela da nossa vida e com interferência e responsabilidade na tela  daqueles que estão com o seu destino entrelaçados ao nosso.

A primeira palestra do ano foi apresentada por uma dupla incrível, de muita sabedoria e sensibilidade, com o tema “ Da Infância à Velhice”, a sensação foi a de um passeio sobre a nossa existência aqui na terra e suas inúmeras possibilidades.

Apesar do texto já extenso, não posso deixar de relatar a lembrança que tenho de dezembro de 2016. Concluí a Formação de três  longos e especiais anos, em Massagem Rítmica, na Clínica Tobias. A sensação/ sentimento que tive foi o de me sentir novamente no caminho certo, nos trilhos, para cumprir a minha missão nesta existência, que é o de contribuir na Arte de Curar, pois sou enfermeira há 37 anos. 

Se eu não puder tirar a dor do outro, que eu possa minimamente trazer alívio, conforto, calor e Amor.


Soraya

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Tema : Retrospectiva


Odontologia Antroposófica: Uma visão ampliada do ser humano!

            A Odontologia Antroposófica é uma ampliação da Odontologia convencional e atende o ser humano buscando uma verdadeira arte de curar, com o objetivo de diagnosticar, prevenir, tratar patologias bucais e manter a saúde. Por meio da abordagem interdisciplinar, a odontologia antroposófica considera o ser humano integralmente. 

Baseada em uma visão ampliada, valoriza aspectos como as características individuais e a vida emocional do indivíduo, utilizando procedimentos mais sutis e menos invasivos, assim como recursos baseados em medicações naturais e também em muitas sugestões pedagógicas , as transformações no sentido do bem estar e equilíbrio acabam sendo muito significativas, melhora qualidade de vida e promove saúde integral. Quando procuramos ter uma visão integral do ser humano, as doenças passam a ter diferentes significados e  abrangências.    

Nesse sentido a compreensão do paciente deve ir além das queixas habituais, por ser uma odontologia humanizada o paciente é abordado na sua totalidade , isso através de uma consulta inicial bem detalhada onde questões emocionais, familiares, enfim, todo um biográfico é levado em consideração. Assim sendo, favorece a visão do indivíduo , como um ser pleno e em desenvolvimento. 

Sabe-se que a face, os dentes e todo o aparelho mastigatorio tem relação com o organismo como um todo, não se limita apenas  em eliminar os sintomas locais , como cáries e doenças de gengiva, mas sim aborda as patologias bucais desde suas origens e inter-relações .

Para cada sorriso, um cuidado muito especial!

Adriana 

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Tema do mês

                Dezembro

Tema : Retrospectiva    

Desenvolvimento sustentável

Voltar no tempo pode ser um tanto saudosista para alguns, perda de tempo para outros, porém, é na história que reconhecemos  material precioso de resgate e aprendizagem. 

Como nos revela Timothy Snyder sobre 'História e liberdade',

a história nos permite ver padrões (...). Ela esboça para nós as estruturas dentro das quais podemos procurar a liberdade. Revela momentos, cada um deles diferente, nenhum inteiramente singular. Compreender um momento é ver a possibilidade de participar da criação de outro momento. A história nos permite sermos responsáveis: não por tudo, mas por alguma coisa.

Com o final do ano chegando, temos o impulso de resgatar alguns passos dados durante o ano. E embora o retorno ao que já foi vivido seja um processo cada vez menos valorizado, ainda assim parece ser necessário.

Mas não me refiro apenas a viagem no tempo tão breve, no ciclo anual, e sim a viagem no tempo da própria história.

Também não se trata de deter-se no passado e 'ficar chorando sobre o leite derramado', mas resgatar das experiências vividas as pedras significativas e lapidá-las para construir seu caminho ou  castelo, como diriam uns poetas.

É à esse processo de resignificação do já vivido que se destina o Panorama Biográfico, processo de observação da própria história: uma oportunidade criativa de utilizar a biografia como ferramenta de aprendizado. E que acontece na medida de cada um, com o que é possível ser resgatado. Algo bem sustentável, eu diria! 

Não desperdice o  precioso material que compõe quem você é: valorize sua história. 


Olivia Gonzalez


sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Versos



“Oh homem, conhece-te a ti próprio
E tenhas a coragem e firmeza de mirares na própria face
Superes o medo dos abismos, que diante de ti surgirão
Encontres a confiança, na entrelaçante sabedoria que te criou e que aguarda a tua colaboração
Pleno de força, e em amor, sigas teu caminho, como se olhos espirituais
o revelassem a ti passo a passo”


                                 Rudolf Steiner




'A quem entende o sentido da linguagem,
O mundo desvenda-se
Em imagem;

A quem ouve a alma da linguagem,
O mundo descerra-se
Como ser.

A quem vivencia o espírito da linguagem,
O mundo presenteia
A força da sabedoria.

A quem sabe amar a linguagem,
Ela mesma concede
Seu próprio poder.

Assim quero coração e sentido
De acordo com espírito e alma
Da palavra orientar;

E no amor
Para com ela a mim próprio
Então totalmente sentir.'

                          Rudolf Steiner





QUARESMA

Aprende a suportar tua dor.
Teu coração é a sementeira de Deus
E Ele ara sua gleba
Aprende a silenciar sobre o que ouves
Para não perturbar a palavra de Deus,
Os grãos que vêm se Suas mãos.

Aprende a perceber a força de Deus,
Que em ti faz germinar o Bem,
Assim te tornas semelhante a Ele.
Irene Johanson





























Tema de Reflexão do Mês

Escolhemos um tema como base de reflexão que será iluminado por profissionais de diversas áreas segundo seu olhar e suas vivências. Colaborações e comentários são bem vindos!

Iniciativas Antroposóficas na ZN

Escola Waldorf Franscisco de Assis (11) 22310152 (11) 22317276 www.facebook.com/EscolaWaldorfFransciscoDeAssis

Projeto Médico Pedagógico e Social Sol Violeta (PMPSSV)

Casa da Antroposofia ZN Rua Guajurus, 222 Jardim São Paulo (11) 35699600